Histórico da Paideia Associação Cultural

A Paideia Associação Cultural foi fundada em 1998, por Aglaia Pusch e Amauri Falseti. A decisão de fundar a Paideia decorreu da experiência de muitos anos com atividades culturais junto às organizações sociais que prestavam atendimento em comunidades carentes da zona sul de São Paulo. De uma maneira objetiva, podemos dizer que este tipo de atividade ficava como um apêndice de um trabalho social. Para mudar essa realidade é que se criou a Paideia. Percebendo, por sua prolongada experiência, que a emancipação e o desenvolvimento de jovens que participavam dos programas culturais eram efetivos e transformadores, os fundadores entenderam que o trabalho cultural, por si, poderia cumprir com papéis a que o social não dava a devida atenção e que também não contemplava em seus objetivos. Após ocupar diferentes lugares da Zona Sul de São Paulo, desde 2006 a Paideia ocupa sua atual sede, que vem sido transformada permanentemente.

Para ver o histórico de peças da Cia. Paideia de Teatro, clique aqui.

Para saber mais, acesse o site do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, onde há uma entrevista com Amauri Falseti e Aglaia Pusch e materiais da história da Paidéia: clique aqui.

INTERCÂMBIOS E PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAIS

Ao longo de seus 20 anos de existência a Cia. Paideia de Teatro se manteve em constante troca com outros grupos e artistas que realizam teatro para crianças e jovens através da participação de intercâmbios e de festivais.

INTERCÂMBIOS

ALEMANHA:

  • 2000 – Parceria com o Quarteto Auf dem Weg, que culminou na montagem da ópera “BRUNDIBÁR” composta em 1938 pelo músico tcheco Hans Krása. A montagem realizada em São Paulo contava como a participação de 100 jovens de escolas particulares e públicas, da Orquestra Jovem Paideia sob Direção Geral de Amauri Falseti e Versão e Regência de Paulo Franco.
  • 2000 – Intercâmbio com Kinder- und Jugendtheaterzentrum – Aglaia Pusch e Amauri Falseti dirigem projeto piloto de Teatro com crianças e jovens ciganos em Frankfurt
  • 2007/2008 – Intercâmbio com Werner Hahn, ator, cantor e diretor do Teatro LUTZ – Junge Bühne em Hagen que participou por duas vezes no Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia com apresentação de espetáculo e workshop.
  • 2008 – 2016 – Intercâmbio com Andrea Gronemeyer então diretora do Junges Nationaltheater Mannheim Schawwl (Schnawwl Teatro Nacional Infanto-juvenil de Mannheim) com diversas apresentações do grupo durante o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, além da participação da diretora de mesas de reflexão e workshops.
  • 2010 – 2015 – Intercâmbio com Grips Theater. A Paideia esteve em parceria com o grupo Grips Theater, de Berlim, em um projeto focado no teatro para jovens audiências que gerou três espetáculos de cada companhia. As produções da Cia. Paideia de Teatro são:
    2011: Baltus, o pequeno herói (“Held Baltus”) – Texto: Lutz Hübner e colaboração de Sarah Nemitz, Direlção: Amauri Falseti  – apresentações em Berlim, Hagen, Köln, Hannover e Mannheim
    2013: Ycatu – Água Boa (“Ycatu-Gutes Wasser”) – de Amauri Falseti – apresentações em Berlin, Hagen e Mannheim
    2015: Círculo de Giz (“Kreidekreis”) – Texto: Armin Pietras e Lara Kugelmann, Direção: Amauri Falseti – estreia mundial em Berlim, apresentação em Düsseldorf
    O Grips Theater Berlin montou três apresentações como resultado desse mesmo intercâmbio:
    2011- Held Baltus – de Lutz Hübner.
    2013- Sede – uma viagem de aventura (Durst- Eine Abenteuerreise) – Texto : Thomas Ahrens, Dir. Florian Fiedler, Dramaturgia: Winfried Tobias.
    2015 – O Círculo de Giz (Kreidekreis) – Texto: Armin Pietras e Lara Kugelmann e Direção: Robert Neumann
    Em Hagen , o Teatro LUTZ- Junge Bühne participou do intercambio com a montagem do texto:
    2011- Held Baltus (Hero Baltus) – Texto : Lutz Hübner e colaboração de Sarah Nemitz e Dir. Werner Hahn.

Clique aqui para ver a “Revista Cia. Paideia e Grips Theater – Um Encontro Artístico entre São Paulo e Berlim” onde você entra diversos artigos sobre a parceria.
Clique aqui para ver a matéria sobre o intercâmbio na Revista Assitej África, texto  “O Campo de uma Experiência Artística – o Brasil encontra a Alemanha. 2011 – 2016” de Aglaia Pusch e Stefan Fischer-Fels – página 46.
Clique aqui para ver as fotos dos espetáculos que foram criados na Parceria Cia. Paideia com Grips Theater.

A partir de 2017, por intermédio de Stefan Fischer-Fels, um novo intercâmbio foi firmado entre a Cia. Paideia de Teatro e o D’haus Junges Schauspiel.

  • Goethe Institut:
    O Goethe Institut tem estado presente como apoiador de diversos projetos da Paideia desde o início da companhia no ano de 1998, facilitando o intercâmbio com artistas da Alemanha e participação de membros do Instituto em diversas edições do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia.
  • Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners:
    Parceria com o programa, recebendo pelo período de 01 ano voluntários da Alemanha, que participam ativamente de toda a programação e atividades desenvolvidas na Paideia.

ARGENTINA:
Intercâmbio com a ATINA (Asociación de Teatristas Independientes para Niños y Adolescentes). O intercâmbio contou com a apresentação do espetáculo “A Vaca Rosemeire” da Cia Paideia de Teatro em 2006 durante Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens realizado em Buenos Aires (Argentina). Em 2011, Amauri Falseti participou do encontro realizado durante o III Festival Internacional ATINA – Patio del Recreo – Teatro para Adolescentes e, em 2016, como palestrante no IV Foro Internacional de Investigadores y Críticos de Teatro para Niños y Jóvenes.

Intercâmbio com a ASSITEJ Argentina
A ATINA e a ASSITEJ ARGENTINA tem estado presentes durante a programação do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia por vários anos representada c por diversos espetáculos do Grupo de Teatro de Buenos Aires e participação de Maria Inês Falconi e Daniel H. Fernandez em mesas de reflexão e workshops.

CHILE:
O intercâmbio com o Chile acontece há várias edições do Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma janela para a Utopia, com a participação de grupos chilenos por intermédio da Amazonas Network, sob a presidência de Bebê de Soares, parceira do Festival Paideia desde sua primeira edição.
Em 2017, Aglaia Pusch participou do Fita Chile – Feira Ibero Americana TE VEO ASSITEJ como observadora e como convidada da mesa de debate onde falou sobre o trabalho desenvolvido na Paideia.

URUGUAI:
Intercâmbio com Gabriel Macció Pastorini (Coordenador do Centro Uruguaio de Teatro e Dança para Crianças e Jovens – CUTDIJ- e Diretor da Revista Entre Patas) que participou de diversas edições do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia.

DINAMARCA:
Parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, viabilizado a apresentação de espetáculos de grupos dinamarqueses e realização de workshops durante o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia.
Participação de três integrantes da Cia. Paideia de Teatro em três edições do Festival dinamarquês April Festival nos anos de 2012, 2014 e 2015.

TURQUIA:
O intercâmbio com a Turquia ocorreu em 3 edições do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia nos anos de 2012, 2015 e 2016 com a participação de três grupos de teatro e de profissionais ministrantes de workshops.
Em 2012, a atriz da Cia. Paideia de Teatro, Camila Amorin, foi convida a participar dos ensaios em Ankara realizados especialmente para a vinda do grupo do Teatro Estatal de Ankara para o Festival Internacional Paideia.

BRASIL:
O intercâmbio com a Trupe de Truões acontece desde 2015 com a participação de Aglaia Pusch no 3º Seminário de Teatro Infanto-juvenil da Trupe de Truões.
Em 2017, a Cia. Paideia de Teatro estreia do espetáculo “Histórias que o Vento Traz” na 4ª Mostra de Teatro Casa Aberta organizada pela Trupe de Truões em sua sede localizada em Uberlândia/ MG. Durante a Mostra a Paideia também ofereceu a oficina “O jogo e a história – o fazer teatral para a infância e juventude”.
A Trupe de Truões participou das edições de 2016 e 2017 do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e a Juventude: Uma janela para a Utopia com a apresentação espetáculo “Alibabá e os 40 ladrões” (2016), com oficinas e com a participação em mesas de discussão.

Aconteceram intercâmbios com diversos grupos brasileiros através do PROJETO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA da Cia. Paideia de Teatro. Os grupos são:
Grupo dos sete, Manicômicos, Dulce Muniz, Juliana Jardim, Georgette Fadel , Eric Nowinski, Sandra Vargas, Cia. Kiwi, Nova Dança 4, Cia. do Caixote, Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Cia. do Feijão, José Geraldo Rocha e Grupo Pasárgada, Cia. São Jorge de Variedades, Barracão Teatro (Campinas), Cia. Balagan, Vagalum Tum Tum, Cia. Emily e Manela (Cia Pelo Cano).

PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAIS, MOSTRAS E SEMINÁRIOS

2005 – Hübner meets Hübner, em Hagen (Alemanha). A Cia Paideia de Teatro apresenta o espetáculo “Nellie Goodbye”. Autor: Lutz Hübner, Direção: Amauri Falseti, Tradução: Aglaia Pusch.

2005 – Kinder-und Jungendtheatertreffen Nordheim Westfalen in Kresch – Theater in Krefeld (Alemanha). A Cia Paideia de Teatro ministra o workshop “Brasilianische Rhythmen und Köperliche“.

2005 – Fórum “Vom Ausprobierem der Andersartingkeit“ – Praktische Beispiele der Theaterpädagogik. Palestra de Aglaia Pusch e Amauri Falseti.

2005 – Augen Blickmal – Das Festival des Theaters für junges Publikum, em Berlim, Alemanha

2006 – II Festival Nacional e Internacional de Teatro para Niños y Adolescentes, em Buenos Aires, Argentina, organizado pela Asociación de Teatristas Independientes para Niños y Adolescentes (ATINA). Apresentação do espetáculo “A vaca Rosemeire” Cia Paideia de Teatro, Texto: Andri Bayeler, Direção: Amauri Falseti, tradução: Aglaia Pusch.

2007 – Augen Blickmal – Das Festival des Theaters für junges Publikum, em Berlim, Alemanha

2008 – FIL-Festival Internacional Intercâmbios de Linguagens, no Rio de Janeiro, Brasil, apresentação “O Coração de um Boxeador” Cia Paideia de Teatro, autor: Lutz Hübner, direção: Amauri Falseti, Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis.

2008 – Mostra Artística de Teatro de Ilha Comprida, em São Paulo, Brasil. Apresentação do espetáculo “O Coração de um Boxeador” Cia Paideia de Teatro, autor: Lutz Hübner, direção: Amauri Falseti, Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis.

2009 – Augen Blickmal – Das Festival des Theaters für junges Publikum, em Berlim, Alemanha

2010 – Little Ladies Little Gentlemen Theater Festival for Children and Youth, em Ankara, Turquia

2011- Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, Brasil. Apresentação do espetáculo “O Coração de um Boxeador” Cia Paideia de Teatro, autor: Lutz Hübner, direção: Amauri Falseti, Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis.

2011 – WestWind: Kinder- und Jungendtheater treffen NRW Comedia Theater, em Colônia, Alemanha. Aglaia Pusch foi convidada observadora e para falar sobre o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e a Juventude: Uma Janela para a Utopia.

2011- Raising Walls, Buiding Bridges: Contieri teatrali Koreja, em Lecce, Itália – Aglaia Pusch participou como observadora.

2011- Comemoração de 10 anos do Teatro Lutz Junge Bühne, em Hagen/ Alemanha – Aglaia Pusch é convida a participar da celebração.

2012 – April Festival 2012 – teater for børn & unge, em Ringsted e Sorø, Dinamarca. Carolina Chmielewski participou como voluntária do festival.

2013 – Little Ladies Little Gentlemen Theater Festival for Children and Youth, em Ankara, Turquia. A Cia. Paideia se apresentou no festival com a peça “Ycatu – Água Boa”, texto e direção de Amauri Falseti.

2014 – TIC Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Aglaia Pusch participa como observadora e Amauri Falseti ministra a oficina “Teatro para Jovens: um palco para a nova geração”

2014 – April Festival 2012 – teater for børn & unge, em Holstebro, Dinamarca. Aglaia Pusch foi convidada para participar do festival como observadora.

2015 – April Festival 2012 – teater for børn & unge, em Frederikssund, Dinamarca. Valdênio José foi convidado para participar do festival como observador.

2015 – Augen Blickmal – Das Festival des Theaters für junges Publikum, em Berlim, Alemanha, junto com o ASSITEJ Artistic Gathering. A atriz Carolina Chmielewski foi selecionada para participar do programa Next Generation – ASSITEJ, representando a Cia. Paideia.

2015 – 3º Seminário de Teatro Infanto-juvenil da Trupe de Truões, em Minas Gerais, Brasil. Aglaia Pusch participa como observadora e palestrante sobre o trabalho desenvolvido pela Paideia.

2016 – IV Foro Internacional de Investigadores y Críticos de Teatro para Niños y Jóvenes, em Buenos Aires, Argentina, organizado pela Asociación de Teatristas Independientes para Niños y Adolescentes (ATINA), em colaboração com a Asociación Argentina de Investigación y Crítica Teatral (AINCRIT) e a Red Internacional de Investigadores de Teatro para Niños y Jóvenes (ITYARN) e o patrocínio da Associação Internacional de teatro Para a Infância e Juventude (ASSITEJ). Amauri Falseti participou como palestrante falando sobre o trabalho da Paideia.

2016 – Mostra Solidariedade –  Engenho Teatral, em São Paulo, Brasil. Apresentação do espetáculo “O Coração de um Boxeador” Cia Paideia de Teatro, autor: Lutz Hübner, direção: Amauri Falseti, Tradução: Aglaia Pusch e Marina Violakis.

2016 – Happy New Ears – Musiktheater für Junges Publikum, em Mannheim, Alemanha – Aglaia Pusch participou como observadora e Integrante de grupo de apreciação e discussão sobre os espetáculos do Festival.

2017 – 4ª Mostra de Teatro Casa Aberta – Trupe de Truões, em Minas Gerais, Brasil. Apresentação do espetáculo “Histórias que o Vento Traz” da Cia Paideia de Teatro, Texto e Direção: Amauri Falseti.

2017 – FETEN (Feria Europea de Artes Escénicas para Niños y Ninãs), em Gijón, Espanha – Participação do Encontro Internacional “Artes escénicas para la infancia y la juventud presente y futuro”. Amauri Falseti e Aglaia Pusch deram uma palestra sobre o trabalho de teatro para jovens realizado na Paideia Associação Cultural e sobre o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia.

2017 – CRADLE OF CREATIVITY – 19TH ASSITEJ WORLD CONGRESS, na cidade do Cabo, África do Sul – Aglaia Pusch foi delegada da CBTIJ Brasil (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) e participou da conferência ITYARN (International Theatre for Young Audiences Research Network’s) no grupo de “Trocas interculturais / Diversidade” falando sobre o intercâmbio entre a Cia. Paideia (Brasil) e o GRIPS Theater (Alemanha).
Clique aqui para ver o programa completo da Conferência ITYARN. 

2017 – FITA CHILE – Feria Ibero Americana TE VEO ASSITEJ, em Santiago, Chile – Aglaia Pusch participou como observadora e participou da mesa de debates falando sobre o trabalho da Cia. Paideia.