Primeiro Ciclo de Encontros – Arte e Educação

Dia 02 de março, sábado, às 10h.

Indicação etária: 12+
Duração: 120 minutos

Entrada gratuita

Para dar início ao primeiro Ciclo de Encontros entre as áreas da educação e da cultura, a Cia. Paideia traz para o centro da conversa uma das questões fundamentais de suas recentes pesquisas: por que é fundamental que a criança, desde a primeira infância, tenha direito à experiência artística?

Para este encontro convidamos Renate Baldacin, fundadora do Jardim das Borboletas, escola infantil de Pedagogia Waldorf, e Andrea Gronemeyer, diretora do teatro Schauburg, em Munique.

O encontro será presencial, com participação online de Andrea Gronemeyer, por residir na Alemanha.

Renate Bunning Baldacin
Formada em pedagogia e no Seminário de Formação de Professores Waldorf na década de 70, criou em 1977, com o apoio de um grupo de pais, um jardim Waldorf no quintal de sua casa. Após mais de 50 anos de trabalho dedicados à primeira infância, Renate nunca deixou de se aprofundar na Antroposofia e de transmitir sua experiência. Hoje, o Jardim da Borboletas recebe crianças de 2 a 6 anos e Renate continua ativa coordenando grupos de leituras e conversas a respeito da infância.

Andrea Gronemeyer
Assumiu, em 2017, a direção do Schauburg, teatro para o público jovem da capital do estado de Munique.
De 2002 a 2017 foi inicialmente diretora e, a partir de 2013, diretora artística da divisão de teatro infantil e juvenil Schnawwl do National Theatre Mannheim.
Por seus impulsos e comprometimento constante no campo do teatro musical contemporâneo para o público jovem, recebeu o Prêmio ASSITEJ por realizações especiais em teatro infanto-juvenil em abril de 2017.
De 2013 a 2016 foi nomeada curadora do Centro de Teatro Infantil e Juvenil da República Federal da Alemanha (KJTZ) e de 2011 a 2016 foi porta-voz do grupo de trabalho de teatros infantis e juvenis em Baden-Württemberg.
Desde 2017 é membro do conselho de administração da German Stage Association.

Christine Röhrig fará a tradução alemão-português, português-alemão neste encontro.